Cap. 138
Sem esperar pela pergunta de Augustus, McQueen continua:
— Você já leu a Bíblia, senhor Augustus?
Novamente sem esperar pela resposta, o prefeito prossegue:
— Pense em Moe e Ray como sendo as pragas do Egito e todo estrago que trouxeram. Pois bem, este aqui (McQueen ergue o cartaz), Stephen Richard “Stiff Dick” Robinson III, ele pode ser considerado o apocalipse.
— Stiff Dick matou, assaltou, violentou, incendiou, mutilou e explodiu coisas e pessoas mais que os outros dois juntos.
— Fazia parte do bando de Ray Peterson. Aliás, Ray só liderava o bando porque Stiff permitia. Qualquer um sabia quem era o maior perigo ali.
— De acordo com minhas pesquisas, Stiff saiu do bando de Peterson e desapareceu um pouco antes da suposta morte de Ray. Fica claro que, sem Stiff ao seu lado, Ray não tinha o respeito, nem o medo, dos outros para continuar liderando.
— Mas, eis que um dia, quase um ano após a chegada do xerife Wayne, chega um homem negro à cidade. Ele me procura e explica que sua patroa deseja abrir um estabelecimento do ramo da diversão em Rotten Root.
— Chamei o padre e o xerife para debater o assunto. Wayne foi contra e o padre nem mesmo veio à reunião.
— Apresentei a decisão contrária ao homem, que hoje conhecemos como Solomon, e ele partiu. Porém, dois dias depois, lá estava ele de volta, informando que sua patroa vinha apresentar pessoalmente seus argumentos às pessoas que eram contrárias à sua proposta.
— Informei ao xerife sobre a vinda da tal mulher, já com pena da condenada. Ray, agora Wayne, não era do tipo cavalheiro, portanto, o fato de ser uma mulher não lhe garantiria um tratamento mais ameno.
— Chega, então, a carruagem com a mulher. O xerife já aguardava e posicionou-se em frente à saída da diligência, na intenção de nem deixar que ela desembarque, mas, surge a tal senhora, tão alta quanto o xerife e com ombros talvez maiores.
— Wayne cerra as sobrancelhas, mas, subitamente, se detém, aproxima o rosto, comprime as pálpebras, arregala os olhos e se afasta. Não sei se foi surpresa ou pânico.